quarta-feira, 9 de junho de 2010




O Universo da Matematica

Em nossa vida, como na matemática, devemos: - Somar alegrias; - Diminuir tristezas; - Multiplicar felicidade; - E dividir amor. Nestas dimensões, certamente todos gostamos da matemática.

A matemática é o alfabeto com o qual DEUS escreveu o universoPitágoras


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Teorema de Pitágoras
O teorema de Pitágoras é porventura o resultado matemático mais conhecido. Ele é conhecido não só por matemáticos, como também por não matemáticos. Muitos de nós aprendemo-lo através da seguinte história:



"Numa tarde em Siracusa, diz Pitágoras aos seus netos: o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos seus catetos".



Na Antiguidade, os egípcios recorreram ao conhecimento deste teorema para desenhar ângulos retos. Usavam cordas com nós com espaçamentos de três, quatro e cinco unidades e, depois, utilizando as três cordas, esticavam-nas até formarem um triângulo, que sabiam ter um ângulo recto, oposto ao seu lado maior.




Apesar de este teorema ter recebido o nome do matemático grego Pitágoras (cerca de 540 a.C.), existem provas de que ele remonta, pelo menos, aos babilónios do tempo de Hamurabi, mais de mil anos antes de Pitágoras ter vivido. É provável que a referência a Pitágoras se deva ao facto de o primeiro registo escrito da sua demonstração ser proveniente da sua escola.




Entre as extensas investigações matemáticas da escola pitagórica, encontramos também os estudos dos números pares e ímpares e dos números primos e quadrados, que são muito importantes na teoria dos números. Os pitagóricos cultivaram o conceito de número, que se tornou para eles o princípio de toda a proporção, ordem e harmonia no universo.

Veja uma demonstração utilizando dobragens de papel em: www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/pitagora.htm
Postado por Matemática no Universo às 08:36 1 comentários
GEOMETRIA E NATUREZA



"O universo (...) não pode ser compreendido a menos que primeiro aprendamos a linguagem no qual ele está escrito. Ele está escrito na linguagem matemática e os seus caracteres são o triângulo, o círculo e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível compreender uma palavra que seja dele: sem estes, ficamos às escuras, num labirinto escuro."
(1626 - Galileu Galilei)

A existência de uma natureza geométrica não passou despercebida aos sábios da Antiguidade, e já Pitágoras se referia a este fenômeno e efetuou vários estudos a esse respeito. Aliás, foi ele próprio que afirmou: "Todas as coisas são números"

Uma das primeiras características geométricas com que deparamos quando procuramos detectá-las na Natureza é, porventura, a simetria.
–A simetria na Natureza é um fenômeno único e fascinante. Esta ideia surge naturalmente ao espírito humano, remetendo-o para um equilíbrio e proporção, padrão e regularidade, harmonia e beleza, ordem e perfeição. Estes são alguns dos vocábulos que resumem reacções que temos inerentes às simetrias que abundam na Natureza, nas formas vivas e inanimadas.
–Podemos encontrar simetrias sob as mais diversas formas e em diferentes locais.

Uma figura geométrica plana diz-se simétrica se for possível dividi-la por uma recta, de forma que as duas partes obtidas se possam sobrepor por dobragem. As rectas que levam a esse tipo de divisão chamam-se eixos de simetria da figura.

–Um perfeito exemplo de simetria encontrada na natureza é o caso da borboleta, a qual apresenta um único eixo de simetria.

Todavia existem figuras que podem ter vários eixos de simetria ou nenhum. (Leia mais sobre geometria e naturesa em www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/geometria.htm#Simetria%20na%20Natureza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário